Nos países de primeiro mundo os orgânicos estão ganhando cada vez mais espaço, e muitos dos químicos ainda em uso no Brasil são proibidos em grande parte do mundo.
Por isso nunca pensei que consumir produto orgânico fosse uma questão de luxo, mas sim uma questão de inteligência e cuidado com a saúde.
Caso não seja possível para você comprar somente alimentos orgânicos, opte pelo menos por hortaliças orgânicas, pois as folhas absorvem muito do veneno utilizado. Hortaliças orgânicas você encontra em bons supermercados.
Eu tenho uma rotina fixa de frequentar as feiras orgânicas e quer saber? Amooooooo.
Então vou listar as que mais gosto aqui:
- Instituto Chão (http://www.institutochao.org/) estou toda semana lá. Os produtos são de altíssima qualidade, e são vendidos a preço de produtor. Além da feira em si, tem uma mercearia recheada de alimentos saudáveis e orgânicos, e um café delicioso. Esse é meu point preferido, só que você precisa ir preparado pois em alguns horários do dia fica uma baita fila. Mas os preços super compensam, e também eles praticam uma economia inteligente que eu virei fã: os consumidores optam por pagar um adicional (cerca de 33%) ao valor da compra ou então se associar pagando uma mensalidade para manter o local funcionando. Abre de quarta a sábado, das 10:00h às 20:00h.
- Feira de orgânicos do Ibirapuera (http://www.parqueibirapuera.org/areas-externas-do-parque-ibirapuera/feira-de-produtos-organicos-no-parque-ibirapuera/) Amo essa feira porque é um verdadeiro passeio em família. Fica ao lado do modelódromo, então meu marido vai com os meninos olhar os brinquedos e eu fico com a Joana na feira. Os preços são equivalentes aos de supermercado, porém lá se encontram vários itens que normalmente não encontramos na versão orgânica. Tem um caldo de cana maravilhoso e a barraca de tapiocas feitas na hora também é uma delícia. Tem estacionamento e funciona aos sábados das 7:00h às 13:00h.
- Feira de Orgânicos do Villa Lobos (http://bora.ai/passeios/feira-organica-do-shopping-villalobos) lá funciona aos domingos das 7:00h às 13:00h. Dentre essas feiras que eu frequento, é a única que tem a barraca do S. Mario, um senhor super simpático e que vende hortaliças e verduras que não encontro em nenhum outro lugar. Foi lá que aprendi a gostar da azedinha, uma hortaliça que colocada na salada dá um saborzinho de limão delicioso. Ele também vende ora pro nóbis, que é uma excelente fonte de proteína vegetal, quiabo roxo e várias hortaliças bem diferentes. É uma feira pequena, mas super tranquila e vale a pena conhecer. Às vezes tem palestras ou receitas ao vivo, e uma vez já vi a Preta Gil fazendo receita lá.